- Em primeiro lugar, deve preparar tudo o que necessita e trazer para junto de si: toalha macia, fralda, body, calças, roupa exterior, escova de cabelo se necessário, entre outros. NUNCA DEIXE O BEBÉ SOZINHO PARA IR BUSCAR ALGUMA COISA QUE ESQUECEU!
- Comece por colocar a aquecer a zona do banho, assim como, no Inverno, todas as roupas e a toalha de banho.
- De seguida, encha a banheira do bebé com água a 37-38ºC. (O nível de água, numa banheira de bebé, não deve tapar o bebé. Basta colocar cerca de 3 cm de altura de água num banho de recém-nascido. Depois a quantidade de água vai aumentando à medida que ele cresce.) Não se esqueça de homogeneizar a água para estar toda à mesma temperatura!
- Dispa o bebé e coloque-o, lentamente, na água para que não se assuste. A água, entretanto, estará na temperatura ótima de 36-37ºC. Se não tiver termómetro, coloque o cotovelo na água e avalie se sente demasiado quente.
- Segure-o sempre firmemente com um braço e utilize o outro para dar o banho. Comece pelo rosto. Os olhos devem ser limpos com compressas de gaze esterilizadas (uma para cada olho) embebidas em soro fisiológico ou água fervida morna, de fora para dentro e de cima para baixo.
- Passe depois ao corpo. Não se esqueça das dobras da pele, entre os dedos, atrás das orelhas, e o pescoço. Lave, de seguida, a zona da fralda. Se for uma menina, limpe a zona genital lavando da frente para trás. Se for um menino, lave cuidadosamente o pénis e a zona genital, também da frente para trás, e seque muito bem. Em meninos que não tenham sido circuncidados, evite puxar o prepúcio para trás. Deixe o cabelo para o fim, para não arrefecer a cabeça. Há bebés que não gostam da água na cabeça e choram, por isso, deixe esse passo para o fim. Nos primeiros dias, os produtos para o banho devem ser extra-suaves para não interferirem com o equilíbrio da pele. Para remoção da crosta láctea, utilize um champô específico. Os cremes de banho “rosto e cabelo” não serão eficazes nessa remoção.
- Retire o bebé da banheira, agarrando à volta do peito, por baixo dos braços e, se necessário, apoiando a cabeça. Enrole-o rapidamente numa toalha.
- Seque rapidamente o bebé e tape o seu corpo. Destape zona a zona e limpe cuidadosamente todas as dobras da pele, para evitar irritações. Aplique um Hidratante (leite ou creme) de forma a manter a pele hidratada e íntegra.
- Vista o bebé, seque o cabelo com a toalha.
- Não se esqueça de limpar os ouvidos com a toalha para retirar o excesso de água e evitar otites.
NOTAS ADICIONAIS:
No recém-nascido, o banho deve ser rápido para não arrefecer demasiado.
À medida que o bebé cresce, que vai começando a querer chapinhar na água e brincar, então o banho já pode ser mais demorado. No entanto, esteja atento aos sinais para não ser demasiado demorado. Assim que a água começar a arrefecer ou a pele a enrugar, deve ser retirado e seco. Um bebé mais crescido vai valorizar um banho cheio de espuma para brincar e chapinhar. Certifique-se apenas que não bebe a água do banho e deixe-o brincar!
Fonte: Dr.ª Sara Brandão – Farmacêutica – Directora Técnica da MaisBebé