Neste ano tão atípico de 2020 houve alterações ao Plano Nacional de Vacinação (PNV) que entraram em vigor a 1 de Outubro. São óptimas notícias para os papás visto que foram incluídas mais vacinas para as crianças.
O que mudou então em relação aos planos dos anos anteriores?
A vacina da Meningite B (vacina menB; Bexsero): passa a ser universal e será feita em 3 doses aos 2, 4 e 12 meses. Aplica-se a crianças nascidas a partir de 1 de Janeiro de 2019 e o esquema pode ser iniciado ou completado. De relembrar que a Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda que se dê paracetamol de forma preventiva após esta vacina, uma vez que é muito provável que o bebé apresente febre com a mesma.
A vacina do Papiloma Humano (vacina HPV) é alargada ao sexo masculino e será feita aos 10 anos em 2 doses com intervalo de 6 meses. Aplica-se a rapazes nascidos a partir de 1 de Janeiro de 2009 e o esquema pode ser iniciado ou completado.
Alerto que devido à escassez a nível mundial destas vacinas, será dada prioridade à vacinação dos rapazes que nasceram no 1.º semestre de 2009. Os rapazes nascidos no 2.º semestre de 2009 e no ano de 2010 têm de aguardar para se vacinarem até 2021.
Quem adquiriu vacinas contra a meningite B e para o HVP de forma particular na farmácia NÃO deverá ser reembolsado segundo a DGS.
Finalmente, a vacina do Rotavírus (vacina Rota; Rotateq ou Rotarix) vai ser ainda introduzida este ano em Dezembro, segundo a DGS mas somente para grupos de risco que ainda não foram divulgados.
Texto escrito por Dr.ª Inês Claudino – Pediatra – Autora do Blogue Dona Bebé