Neste artigo venho falar-vos sobre FRALDAS PARA IR A BANHOS. Nesta altura do ano, as marcas de fraldas lançam uma solução prática e ideal para que o bebé possa ir a banhos, seja de piscina ou de mar: as fraldas Swim.
Este tipo de fralda é própria para ser molhada e manter a sua integridade, sem ficar demasiado volumosa e magoar o bebé. Se colocarmos o bebé na piscina com uma fralda “normal”, esta absorve a água, incha e o bebé fica desconfortável. Em último caso, pode até magoar o bebé se estiver muito justa.
A fralda Swim, sendo feita de um material menos absorvente da humidade, não absorve tanta água, não incha tanto, logo não magoa. O bebé sente-se confortável na água e mantém-se mais tempo a desfrutar. No entanto, estas fraldas não devem ficar horas em contacto com a pele do bebé. Por um lado, porque retém alguma humidade e o bebé está sempre molhado e, por outro, porque podem provocar irritações.
Assim, quando o bebé não está em contexto de água, deve ser trocado para a sua fralda seca habitual. Só assim evitarão dermatites ou eritemas da fralda. Se o bebé tiver o rabinho irritado, não deve ir à água! Por vários motivos, sendo os principais não querermos irritar ainda mais o rabinho, nem expô-lo à entrada de microorganismos (bactérias) que podem provocar problemas maiores. (A pele irritada não está integra e perde a sua função de barreira.)
Em suma, são, sem dúvida, uma boa aposta para os bebés estarem na água na praia ou piscina, no entanto, não são devem ficar muito tempo em contacto com a pele do bebé fora de água.
Acrescento a minha experiência pessoal com as fraldas Swim: Se os motivos mencionados acima não vos convencerem a trocar para uma fralda “normal” antes de sair da praia, ou piscina, para almoçar ou ir para casa, relembro que as fraldas Swim não são tão absorventes como as “normais” logo, correm o risco de ter uma cadeirinha molhada por um valente xixi quando chegarem a casa, ou outro tipo de “acidente”. 😊
Fonte: Dra. Sara Brandão – Farmacêutica – Diretora Técnica da MaisBebé