Natal, Ano Novo é sempre sinónimo de alguns excessos e de quebra de rotinas. Este ano ainda mais, no contexto de pandemia em que vivemos, parece que temos todos necessidade de compensar com a comida o que não temos em afeto da nossa família.
Aliás arrisco-me a dizer que j á durante o confinamento esta compensação emocional com a comida tinha acontecido, recebi muitos testemunhos disto mesmo na minha consulta… ou seja além de termos aumentado a quantidade de açúcar ingerido, aumentamos também a frequência. O que é um risco para a nossa saúde em geral e para os nossos dentes.
Os açúcares livres, que são aqueles que estão presentes em quase tudo, principalmente na doçaria típica desta época, são os principais responsáveis por um desequilíbrio entre as bactérias boas e más da nossa boca, que senão for corrigido pode levar a mau hálito, cáries, doenças gengivais e até perda de dentes.
A inflamação gengival pode danificar os pequenos vasos sanguíneos das gengivas e abrir caminho para as bactérias entrarem na corrente sanguínea. Isto ganha ainda mais relevância se falamos em grávidas, que qualquer condição sistémica pode influenciar o desenvolvimento do feto, e dos bebés e crianças que como estão em desenvolvimento estes desequilíbrios podem refletir-se em alterações profundas no crescimento.
Assim sendo, temos que compensar, reforçando os cuidados da higiene oral e adotando alguns truques que são simples, e que podem fazer toda a diferença para a vossa saúde oral e dos vossos filhos.
⠀
● Lave os dentes 3x/ dia. De manhã depois do pequeno-almoço, ao almoço e antes de deitar⠀
● Escolha uma pasta de dentes com maior quantidade de flúor, acima de 1450 ppm ⠀
● Pode também optar por uma pasta de dentes com fluorinol, fluoreto de sódio ou xilitol ⠀
● Escove sempre a l íngua e os l ábios⠀
● Uso o fio dentário, pelo menos 1x/ dia de preferência antes de deitar⠀
● Bochechar 1x/dia com colutório sem álcool e à base de flúor⠀
● Promova a salivação com pastilhas elásticas de xilitol⠀
● Aumente o consumo de água⠀
⠀
Estas dicas podem ser uma ajuda mas não fazem milagres!! A principal prevenção de problemas é diminuir a frequência de ingestão de açúcar e claro marque consulta no médico dentista para fazer a limpeza profissional dos dentes e boca!
Texto escrito pela Dr.ª Inês Guerra Pereira – Odontopediatra
Blogue: www.denteadente.pt
Instagram: @ines.guerra.pereira
Facebook: Inês Guerra Pereira – Dente a Dente
E-mail: ines@denteadente.pt